quinta-feira, 23 de maio de 2013

Bom dia queridos!

Hoje, posto a aula de Geografia. Estamos na semana de trabalhos, então estudem!!

____________________________________X___________________________________

Geografia
x


Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
 x
(1)  Relevo                            (   ) São as maiores elevações da superfície terrestre
(2)  Planície                          (   ) Áreas mais baixas em relação as áreas vizinhas
(3)  Montanhas                     (   ) As formas da superfície terrestre
(4)  Planaltos                        (   ) A forma mais baixa de relevo
(5)  Depressões                   (   ) É um plano alto

Marque a resposta certa.
O Pico da Neblina, localizado no norte do Amazonas, na Serra do Imeri, é o ponto mais alto do Brasil com 2993,78 metros de altitude. Ele é uma:
 x
a)    Montanha
b)    Planalto
c)    Depressão
d)    Morro
 x
Uma ___________ é um dos tipos de relevo com pouco ou nenhum tipo de variação de altitude, como um deserto ou um pântano.
 x
a)    Montanha
b)    Planalto
c)    Planície
d)    Serra
 x
A figura abaixo representa uma:
x
x
a)    Planalto
b)    Planície
c)    Depressão
d)    Serra
Quando uma montanha tem o seu topo achatado, como na figura abaixo, recebe o nome de:
x

x
a)    Chapada
b)    Planície
c)    Depressão
d)    Vale

Livro de Geografia
Pág 282, 283, 284, 285, 286, 287, 288, 289, 290 e 291. 

Para Casa.
Livro de Geografia
Pág. 355, 356 e 357

Associe corretamente:
 x
A) Foz                                      (   ) Canal por onde correm as águas de um rio
B) Nascente                            (   ) Rio que desagua em outro rio
C) Leito                                   (   ) Lugar onde o rio nasce
D)Afluente                                (   ) Lugar onde o rio desagua
x
 Leia o texto
x
     A água é a essência da vida. Sem ela, provavelmente nada existiria.
     O homem sempre teve uma relação direta com a água, usando-a para várias finalidades: para beber, para cozinhar, para fazer higiene, para nadar, para navegar sobre ela e conhecer outras terras e até para tirar alimento dela.

a) Com que finalidades as pessoas usam a água?
 _____________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

b) Explique por que sem a água nada existiria.
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________

Leia e responda:
x
    Por causa da seca, muitos municípios do Nordeste ficam sem água por longos períodos.
   Os rios secam e falta água para a população.
    Para amenizar a falta de água, o governo envia carros pipa para abastecer a população.
x
a) Por que muitos municípios do Nordeste ficam sem água?
______________________________________________________________
x
b) O que o governo faz para abastecer a população sem água?
______________________________________________________________
x
 Por que é importante mantermos os rios limpos?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

A água do rio precisa ser tratada antes de ser consumida? Por quê?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________

O que acontece com a água nas estações de tratamento?
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________
_____________________________________________________________

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Matemática
x
A centena
x
Centena são 100 unidades ou 10 dezenas.
x
U  D  C
1   4   2
x
142 - uma centena, quatro dezenas e duas unidades
x
Complete as lacunas
x
1 centena são 100 unidades.
2 centenas são _____ unidades.
3 centenas são _____ unidades.
x
1 centena são 10 dezenas.
2 centenas são _____ dezenas.
3 centenas são _____ dezenas.
x
400 unidades são 4 centenas ou 40 dezenas.
530 unidades são ____ centenas ou _____ dezenas.
x
Decomponha os números
x
343 - 
802-
791-
387-
623-
700-
x
Para Casa
x
1- Em uma fazenda há 1 centena de porcos, 1 centena de vacas e 5 dezenas de cavalos. Quantos animais há na fazenda?
x
x
x
x
x
R.:
x
2- Em um clube foram 4 centenas de pessoas. Quando o relógio marcou 5 horas, 20 dezenas de pessoas foram embora. Quantas pessoas ficaram no clube?
x
x
x
x
x
R.:

Nenhum comentário:

Postar um comentário